Letras – Alemão

Coordenadora de área: Rosvitha Friesen Blume

Email:

 

O Curso de Letras-Alemão tem como objetivo formar profissionais (professores e bacharéis) competentes em termos de (in)formação e autonomia, capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos linguísticos e literários, em diferentes contextos de oralidade e escrita em língua alemã.

A maioria das disciplinas do curso é oferecida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras no Centro de Comunicação e Expressão.

 

O Curso de Letras-Alemão contempla três grandes áreas de ensino:

 

1) Língua Alemã/Linguística: as disciplinas de ensino de língua, oferecidas durante os oito semestres do curso, são divididas em Compreensão e Produção Escrita e Compreensão e Produção Oral. Os estudos linguisticos concernem reflexões sobre o processo de ensino-aprendizado da língua estrangeira.

2) Literatura: integra estudos introdutórios sobre teoria literária, literatura ocidental e as disciplinas de literatura alemã; e

3) Tradução: estudos da tradução, prática tradutológica do alemão ao português e vice-versa.

 

Na metade do curso, o acadêmico decide por sua habilitação: Bacharelado ou Licenciatura.

 

A formação do bacharel prevê a frequência de disciplinas que darão suporte à sua habilitação específica, mais centrada em optativas condizentes com a escolha da linha de pesquisa à qual o estudante vai se direcionando. No último ano do Curso, o bacharel desenvolve um projeto de pesquisa e escreve um trabalho de conclusão de curso que é defendido publicamente diante de banca examinadora. O bacharel distingue-se do licenciado, principalmente, porque não é professor.

O bacharel em Letras-Alemão frequentemente encaminha-se para um curso de pós-graduação, bem como pode atuar profissionalmente em atividades como tradução, revisão de textos, consultorias e assessorias em projetos de natureza diversa e de trabalhos com textos, que envolvem a língua alemã .

 

A formação do Licenciado é oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da UFSC, que é responsável por ministrar as disciplinas direcionadas ao ensino e supervisionar os estágios em escolas de ensino fundamental e médio. Ao final de cada estágio, o aluno apresenta relatório de suas experiências de prática de ensino.

O licenciado pode lecionar no ensino fundamental e médio das escolas que oferecem a disciplina Alemão. O licenciado estará apto, ademais, a encaminhar-se à pós-graduação para dar continuidade à sua formação com vistas a investir na carreira do magistério superior.

 

Código do Curso – 421

Período – vespertino

Entrada por vestibular sempre no primeiro semestre do ano letivo.

Duração de 8 fases (tanto o Bacharelado quanto a Licenciatura)

Carga horária UFSC –  Letras Alemão – Licenciatura – 3390 H/a     e  Letras Alemão – Bacharelado – 2880 h/a

Carga horária de optativas exigida no currículo 2007.1 para licenciatura Alemão = 180 h/a obrigatoriamente com código LLE

 

A partir de 2009 a disciplina de LIBRAS, – LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais, passou a ser obrigatória para todas as Licenciaturas (em nosso curso é oferecida na última fase). A obrigatoriedade não está vinculada ao currículo ao qual o aluno pertence e sim ao ano em que ingressou no Curso.  Em anexo Portaria – LIBRAS PORTARIA

Carga horária de optativas exigida no currículo 2007.1 para bacharelado Alemão = 360 h/a, sendo 180h/a  obrigatoriamente com código LLE, as demais podem ser de livre escolha dentre as disciplinas oferecidas pelos cursos da UFSC.

Com  a Lei Nº12.089 de 11 de novembro de 2009, que proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior ,  os alunos que ingressarem na UFSC a partir do ano de 2010 (não importando o currículo vinculado) não poderão concluir concomitantemente a graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura, por se tratar de cursos distintos.

Carga horária de ACC´s (consulte o item ACC´s para outras informações) exigida no currículo 2007.1 para licenciatura e para bacharelado = 240h  sendo dividido em 4 memoriais de 60h

 

Para mais informações, consulte: http://www.lle.cce.ufsc.br/cursos/alemao/